Escalada no Frey


Por Zoro


Segue um breve resumo para quem deseja se aventurar pelas belas paisagens Patagonicas.
O Refugio Frey, esta localizado próximo a cidade de Bariloche, ponto de partida e abastecimento de todas as expedições q partem rumo ao Frey. Para chegar em Bariloche são muitas as opções, avião, ónibus, trem... chegando na rodoviaria de onibus ou aeroporto, da pra pegar um ónibus ou taxi, q lá é relativamente mais barato e comun q no Brasil, para dirigir-se ao centro da cidade, onde esta a maioria dos hoteis e albergues, um bom local para ficar é o hostel Gente del sur, com diarias partir de $35 pesos por pessoa, com direito a cozinha e banheiro. Para compras exitem muitas opções desde mercados mais surtidos perto do centro de Bariloche, como alguns mais populares nas periferias, q valem pelo preço. Para comprar o guia da região do Frey, va ao clube andino de Bariloche, q fica próximo ao centro da cidade. Essencial para as escaladas, porem não muito preciso, mas vai, mostra o traçado das vias direitinho. As vias são graduadas pela grade francessa, na minha opinião as vias seria perto de um 7ºa, um 6ºb um 7ºb e ai vai, estar guiando 7º grau em parede é uma boa meta para escalar mais "tranquilo" nas agulhas do Frey.
O combustível para o fogareiro foi a Nafta, uma espécie de gasolina aditivida comprada em um posto próxima ao clube andino e custa $2,5 pesos/L (02/2008), os fogareiro ruíram q foi uma beleza com a tal da Nafta.
Do centro de Bariloche partem buses para o Cerro Catedral. O refugio Frey esta localizado em um vale, cerca de 4 horas de caminhada a partir do estacionamento das estações de esqui do cerro Catedral, são 2 horas por um terreno relativamente plano e as ultimas 2 horas, hummmm., quem tá com mochila cargueira num vai esquecer por um bom tempo..mas nada com grandes complicações a trilha é feita por um bosque maravilhoso q vale a pena qualquer esforço, para quem não leva peso é bem tranquila e bem frequentada, sempre á sinalizações na trilha não tem como se perder. A opção de contratar mulas ali no estacionamento para levar a carga.
Logo no final da trilha já é possível vizualizar o abrigo, o pernoite no abrigo com agua quente é pago, venda de refeições e vinho tbm., Mas é nas redondezas do abrigo q temos a maioria dos escaladores acapando (free). Vale lembrar q o abrigo tem uma estrutura de banheiros para serem usadas por quem esta acampando no vale, assim evitar um impacto ambiental maior no lago q forma o vale, porem esta pratica deixa de ser usado por muitos e q acaba impactanto a agua da lagoa Tuncek, não sendo recomendado para consumo, o jeito é ir ao banheiro do abrigo mesmo, melhor coisa. Para acampar basta escolher uma lhenda(arbusto patagonico) que vai servir de barreira contra o vento q desce da montanha, basta procurar um local mas adequado em torno ao lago onde a muitas opçoes. Não é permitido fogueiras no parque, q ainda se reupera de um enorme incendio q quase desapareceu com a mata da parte baixa do parque. O tempo pode mudar muito rapido,para começar a nevar e entrar um nevoeiro é questões de algumas horas, cuidado para não acampar em lugares muito expostos.
Enfrente ao refugio esta a agulha Frey, excelente para começar a climatar, facil acesso e bem protegida. Começando pela Diedro de Jim, da pra sentir bem o q vai vir pela frente, da pra mandar a via toda em uma corda de 60mts, enmendando as duas enfiadas da via. Na mesma agulha tem a via Sifuentes Neves, excelente linha, para aclimatar tbm, um pouco mais puxada que a Diedro de Jim com tres enfiadas, vale a pena.
Depois sa muitas as opções, basta ir pelo guia q tem uma classificação das vias por estrela (não quer dizer q as vias menos cotadas fiquem sem atenção), fendas, diedros, muito lances de posicionamento em fenda, emfim...... esparadrapo na mão, protetor solar e pedra.....muitas agulhas para escolher, diferentes tipos de escaladas, setor com vias de placa como eles dizem para vias positivas, esportivas tradicionais, boulders, banho no lago, caminhadas..não falta são coisas para fazer. Basta o bom tempo prevalecer e ter vontade e disposição para conhecer. Das agulhas q escalei a Principal sem duvida a melhor, mas todas muito boas, recomendadissimas: Campanille, M2, Piramidal e El Abuelo.
Veja as fotos do Frey clicando aqui

Nenhum comentário: