Relatos de escalada - Milão de Andradas




Fizemos a primeira investida pra valer no começo de Agosto 2010, o Thiago pretinho e eu, a ideia era escalar 5 vias na pedra do elefante, no setor corpo, no mesmo dia. Mas desta vez foram apenas 3 cumes, faltando ainda mais 2 para fechar a cota. Voltamos logo no próximo final de semana mais determinados e certos d q faríamos as 5 vias.
Sexta após o entardecer começamos a portear nossos equipos para a base da pedra, ali bivacar para no outro dia cedo começar a escalada. Cedo, tomamos o café e já começamos pela primeira via a Via do abandono, 5 Vsup E3 160mts, q seria a via de descida do topo. A linha muito bonita e comprometida, intercala chapas e móveis, tendo algumas esticadas q sugerem um E3, tem q acreditar na sapatilha. Esta via escalamos rebocando 2 cordas (uma cada um), mais a corda q estamos encordados (total 3 cordas), escalavamos e aproveitamos para fixar as cordas rebocadas para montar a linha de rapel, q serviria para todas as vias. Uma vez montados ficaram 3 rapeis com cordas de 60 mts, não demoravam 10 minutos do topo a base da pedra.



Uma vez de volta a terra aproveitamos para comer, beber e pegar a quarta corda, q ja estava no jeito no pé da via, e usamos para escalar as próximas vias . Ja encordados na via Amigos são Diamantes, 5º VIIa E2 180m, via com o crux bem definido e protegido, alguns esticões no estilo Andradas, foram pouco menos de 2 hrs para finalizar a via. Cume, fotos e bora rapelar na via do abandono.


De volta para a base, comer, beber e tocar para a proxima. Paredão Cear, 5º VI E3 180mts, a via começa com regletera e vai até uma fenda bem divertida na 3 enfiada, mais um E3 estilo corpo do elefante. Nota q todos o finais das vias estão a quase 80 mts de distancia, o q agilizava muito na hora de voltar pela via do abandono. Volta para o chãoo o mesmo ritual e ja estava na vez da via Zenite, 5 Vsup E2 190mts, a qual nunca tinhamos entrado e nos mostrou com uma das pasagens mais expostas da empreitada, uma rampa de aderencia q sua o caboclo. Cume, recolhe a corda, fotos, bora abandono e chão. Ja era final da tarde, sabiamos q a última via seria um empenho maior certeza q implicaria escalar a noite as ultimas enfiadas da via 5:15, Vsup E2 190mts, via q escalamos juntos em 2006 e nunca mais voltamos. Dito e feito, regulamos as frontais e bora pra cima passar perrengue. Acabamos escalando as ultimas 3 enfiadas só na luz da frontal, procurando as regleteras e cristais no breo da noite. Isso gera mais desconforto, e com o cansaço todo do dia cheio....fico mais adrenante a escalada, cade as agarras!!!

Mas foi, chegamos no topo depois de 900 mts de pedra escalados as 19:00hrs, pela 5º vez no topo da pedra do elefante, concluindo o milão, só falta o ultimo rapel.......bom ai foi o ultimo rapelamos, desarmamos as cordas sem presa, juntando os 240mts de corda no rapel e logo as 21:00 hrs estavamos de volta ao bivauk. Finalizando 14:00 hrs de atividades escalisticas.

Agora escrevendo o post ja imaginei: " projeto milão, the true", trata de acrescentar mais uma via no itinerário para realmente chegar na cota do 1000 mts escalados em 1 dia.




No outro dia tinhamos planos de escalar na pedra do Pantano, mas a quebradeira levou par outro final feliz.


è noix.

Nenhum comentário: